Parassaurolofo.


Autor da imagem: Sergey Krasobskiy.

                  DADOS DO PARASSAUROLOFU
              Nome científico: Parassaurolfu walkeri, Parassaurolofu tubicen e Parassaurolofu cyrtocristatus.
Significado do nome: lagarto de cristas paralelas ou paralelo ao saurolofo.
Período: Cretáceo
Local onde vivel: América do Norte.
Peso: 3,6 a 5 toneladas.
Tamanho: 10 metros de comprimento, de 4,5 a 5 metros de altura em pé nas patas traseiras e 2 metros de altura na posição quadrúpede.
Alimentação: Herbívora.


Bom galera voltando a postar depois de muito tempo. Hoje nós vamos falar sobre o primeiro hadrossauro que aparece aqui no blog, o parassaurolofu. Esse dinossauro hadrossaurideo vivel no período Cretáceo na América do Norte principalmente nos E.U.A e , seu nome significa paralelo ao saurolofo ou lagarto de cristas paralelas,  pesava em torno de 3,6 a 5 toneladas, o aeu tamanho era de 10 metros de comprimento, de 4,5 a 5 metros de altura em pé e 2 metros de altura. Hoje já se conhecem três espécies de parassaurolofu, P. walkeri descoberto em 1920. P. tubicem foi descrito em 1931 contendo crânio e esqueletos pós cranianos parciais, seu crânio chegava a até dois metros com crista é a maior espécie de parassaurolofu, foi descoberto no Novo México. A terceira e última especie P. cyrtocristatus também foi descoberto no Novo México em 1961 tinha a menor crista o que fez os paleontologistas crerem que seria um possível exemplar jovem de parassaurolofo tubicem ou até mesmo uma fêmia. Hoje essa possibilidade foi descartada.


.               Autor da imagem: Joe Tucciarone

    E sobre a crista? Vocês devem estar se perguntando, bom no começo pensava-se que ela. Era usada como um snorkel aquele aparelhinho semelhante a um tubo usado para respirar em baixo d'gua, e também utilizado por mergulhadores.

           Imagem de um snorkel.

Porem essa possibilidade foi DESCARTADA por que a crista não tem abertura na parte da ponta o que impossibilitaria a entrada de ar para a sua respiração, então a teoria de o parassaurolofo ter um modo de vida subaquático foi descartada, " mas até que essa teoria fazia sentido sendo que ele não possui outros meios de defesa". Estudos mais aprofundados a repeito da crista mostraram que ela e oca ( fazia) e tem um complicado canal por onde o ar poderia passar, mas desta vez não para respirar embaixo d'gua mas sim para produzir sons provavelmente usados na comunicação os estudos mostraram que esses sons deveriam ser parecidos com os dos elefantes. Mas então, para que ela servia? Vamos tentar descobrir agora, talvez ela fosse usada como regulador térmico, talvez fosse colorida para servir como atrativo sexual para fêmias ou vice versa, enfim nenhum ser humano sobrevivel ao período Cretáceo para nos contar o real motivo de suas cristas existirem.


Autor da imagem: Ann Winterbotham.


Os parassaurolofos eram dinossauros grandes chegavam a até 10 metros de comprimento, 5 metros hpé e dois metros de altura, mas mesmo com todo esse tamanho não tinham como se defender, eles não tinham uma armadura como o anquilossauro e também não eram tão rápidos como o galimimos, só podiam correr e se esconder em caso de perigo.
Ex: o ataque de um predador.
E geralmente deixavam os filhotes no meio do bando ( grupo) para eles ficarem protegidos. Os parassaurolofos eram semi - quadrúpedes caminhavam em quatro patas mas se apoiavam nas patas traseiras quando fosse necessário por exemplo, para alcançar galhos mais altos ou para fugir de predadores.
             Autor da imagem desconhecido, por favor avisem nos comentários caso conheçam.

Bom e na limentação? O parassaurolofo era herbívoro, e mastigava usando a sua bateria de dentes chegando próximo de mil dentes, e arrancava as plantas usando o seu bico que as apertava até as arrancar para poder se alimentar.
Bom galera a postagem de hoje fica por aqui espero que tenham gostado tchal!

Fontes: Ikessauro.com
Avph e os incríveis animais do planeta.

Comentários